Psicologia

Somatização

Categorizar patologias de acordo com entidades de doença não nos permite uma apreciação da dinâmica mútua entre saúde e doença.

Podemos falar de imagens de doenças e não de construtos empíricos em que os sintomas são mais ou menos juntados arbitrariamente, na base da frequência estatística e, se possível, relacionados com um agente particular. (Ziegler, 1983, pp. 23-4)

Nesse contexto, a somatização é o limite imposto pela natureza diante de um excesso de energia canalizado unilateralmente.

A natureza contrabalança essa tendência utilizando o corpo, como se buscasse um meio mais efetivo para realizar suas metas.

“A insensibilidade de nossa saúde determina nossas doenças. Nossa falta de preocupação ou atenção pode ir até certos limites” (p. 13)

Olá pessoas! Muito feliz em ter você aqui comigo. Sou psicóloga formada pela Universidade de Ribeirão Preto em 2022. Logo em seguida, iniciei uma pós graduação de 3 anos pelo Instituto Sedes Sapientiae em São Paulo na área da psicologia analítica/junguiana e abordagem corporal e estou no último ano. Quero ajudar no seu processo de individuação para que, através do meu trabalho, interesses, saberes e, muito mais, você tenha uma qualidade de vida mais próxima do que busca. Que possamos em uma troca mútua e saudável acharmos o nosso sentido e conexão com o mundo. Sejam muito bem vindos e que façamos uma bela jornada de autoconhecimento, influências positivas e muita, muita arte para deixar a vida mais colorida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *