Psicologia

Reflexão de Tempos Modernos

Hoje em uma das minhas últimas aulas de psicoaprendizagem refletimos e analisamos o filme “Tempos Modernos” de 1936 de Charlie Chaplin. Uma figura além de seu tempo (ou a figura certa pro tempo necessário?) isso já sabemos.

Mas ao folhar uma edição especial da Folha de São Paulo a respeito dele – precisamente suas obras cinematográficas – me deparei com essa fala de 1931 que me veio ser tão simbólica para o agora: “O mundo neste momento está em tamanho tumulto de mudança que não há sinais de estabilidade em lugar algum sobre os quais se
possa especular sensatamente a respeito do futuro”.

Se em 1931 Chaplin falava isso, em 2025 isso se mantém de uma maneira no mínimo, curiosa e questionável.

Mas o que fica mais forte em mim é: “Acho a vida muito interessante, não da perspectiva do sucesso, mas das condições inconstantes”

Olá pessoas! Muito feliz em ter você aqui comigo. Sou psicóloga formada pela Universidade de Ribeirão Preto em 2022. Logo em seguida, iniciei uma pós graduação de 3 anos pelo Instituto Sedes Sapientiae em São Paulo na área da psicologia analítica/junguiana e abordagem corporal e estou no último ano. Quero ajudar no seu processo de individuação para que, através do meu trabalho, interesses, saberes e, muito mais, você tenha uma qualidade de vida mais próxima do que busca. Que possamos em uma troca mútua e saudável acharmos o nosso sentido e conexão com o mundo. Sejam muito bem vindos e que façamos uma bela jornada de autoconhecimento, influências positivas e muita, muita arte para deixar a vida mais colorida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *