Psicologia

O símbolo

Etimologicamente a palavra “símbolo” tem sua origem no grego synballein (syn, junto + ballein, atirar), que significa união dos opostos, unir o conhecido com o desconhecido, o inconsciente.

A palavra “sintoma” vem de syn + piptõ (syn, junto + piptõ, queda), que quer dizer “duas coisas que se unem em queda” (Funk e Wagnalls, 1950), enquanto “clinicar” significa “inclinar-se sobre aquele que está caído” (isto é, o doente com sintoma).

Na medida em que o símbolo implica a união de algo consciente com algo inconsciente, ele sempre provoca emoção, isto é, um “movimento para fora” ( e + moção), movimento do sistema nervoso vegetativo, simpático e parassimpático.

Dessa forma, temos aqui a chave da psicossomática: por meio do símbolo atingimos as camadas orgânicas profundas e inacessíveis à consciência.

Olá pessoas! Muito feliz em ter você aqui comigo. Sou psicóloga formada pela Universidade de Ribeirão Preto em 2022. Logo em seguida, iniciei uma pós graduação de 3 anos pelo Instituto Sedes Sapientiae em São Paulo na área da psicologia analítica/junguiana e abordagem corporal e estou no último ano. Quero ajudar no seu processo de individuação para que, através do meu trabalho, interesses, saberes e, muito mais, você tenha uma qualidade de vida mais próxima do que busca. Que possamos em uma troca mútua e saudável acharmos o nosso sentido e conexão com o mundo. Sejam muito bem vindos e que façamos uma bela jornada de autoconhecimento, influências positivas e muita, muita arte para deixar a vida mais colorida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *